MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DA LUMINESCÊNCIA
O Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência visa trazer para a comunidade a importância científica, tecnológica e educacional da luminescência, especialmente a bioluminescência e outros tipos de luminescência de interesse biológico, baseado em pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade Federal de São Carlos e no Brasil.
Equipe
Coordenador: Prof. Dr. Vadim Viviani
Auxiliares Técnicos: Jaqueline Rodrigues e Raone Reis
Monitores: Daniel Souza, Gabriela Oliveira, Mariele Carvalho, Vanessa Bevilaqua
Introdução
Luminescência
Luminescência é a emissão de luz pela matéria. É um processo físico de interesse para a física, química, biologia e áreas aplicadas como medicina, biotecnologia entre outros. Existem vários tipos de luminescência classificados de acordo com a fonte de energia. O Museu enfatiza os processos de fotoluminescência tradicionais (fluorescência e fosforescência), quimioluminescência, com ênfase especial na bioluminescência (luz gerada por organismos vivos). Dispõe de importante acervo com demonstrações de fluorescência, fosforescência, quimioluminescência e bioluminescência, incluindo equipamentos para detectar luz, dispositivos bioluminescentes, material bibliográfico, painéis explicativos e uma coleção única de coleópteros bioluminescentes com mais de 100 espécies, a maior do Brasil O MzCTLum é o primeiro desta modalidade no Brasil.
Diferentes tipos de luminescência
Bactérias transformadas com o gene de luciferase
Experimentos com fosforecência e fluorescência
Phrixothrix hirtus (Phengodidae:Coleoptera)
Descrição
O MzCTLUM constitui uma atividade de divulgação científica e tecnológica do programa de extensão universitária Inovação, Divulgação e Aplicação de Tecnologias Bioluminescentes (PROEX:23112.003935/2014-90) associada ao projeto temático “Bioluminescência de artrópodes: diversidade biológica e molecular; origem bioquímica e anatômica; evolução estrutural/funcional e engenharia de proteínas bioluminescentes; aplicabilidade biotecnológica, ambiental e educacional” (FAPESP 2010/05426-8), coordenados pelo professor V. Viviani.
Atividades do Museu
-
Exposição sobre Luminescência
-
Exposição sobre bioluminescência
-
Exposição de coleção de vagalumes do Brasil
-
Demonstrações de fotoluminescência, quimioluminescência e bioluminescência
-
Exposição de desenvolvimentos tecnológicos usando bioluminescência
Evento organizado pelo Museu em 16/05/2018:
LUZ E VIDA: A IMPORTÂNCIA DA LUMINESCÊNCIA PARA A VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Durante o Dia Internacional da Luz, o Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência da Universidade Federal de São Carlos na cidade de Sorocaba realizará exposições e demonstrações de Luminescência direcionadas à vida, saúde e meio ambiente, com ênfase especial na Bioluminescência, a emissão de luz visível por organismos vivos. Haverá exposições sobre besouros bioluminescentes da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, além de demonstrações práticas de fotoluminescência, quimiluminescência e bioluminescência, exibindo produtos e aplicações desenvolvidos em nossa universidade. A comunidade acadêmica de Sorocaba e região é bem-vinda para participar.
Funcionamento:
4as e 6as feiras das 9:00 as 12:30
Visitas por grupos e escolas devem ser agendadas com antecedência através do email: biota.biolum@hotmail.com
Contato: (15) 3229-5983
Endereço: Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura – UFSCar ETC
R. Maria Cinto de Biaggi, 130 – Santa Rosália – Sorocaba/SP, Brasil.